Encontra a Golf 4 You nas principais redes sociais e ajuda-nos a promover o Golfe Português Golf 4 You no Facebook Facebook Golf 4 You no LinkedIn LinkedIn

Últimas

Os verdadeiros campeões revelam-se no fim
Os verdadeiros campeões revelam-se no fim

Finalmente chegou o momento porque muitos esperavam. Cinco anos depois, Tiger Woods voltou às vit...

Ler mais
Melinho igualou Sergio Garcia em 7º

Tom Lewis repetiu a triunfo de 2011 no Portugal Masters e garante, desde já, um lugar no European T...

Ler mais
Figgy continua no top-15

Pedro Figueiredo cumpriu o seu maior objetivo da semana e segurou-se no top-15 do Challenge Tour. D...

Ler mais
O shot de Bunker

O shot de Bunker

Publicado em 28 de Fevereiro de 2011 às 23:00

Jogadas de Obstáculos de Areia (Bunker)

As pancadas da areia atormentam jogadores de todos os níveis, sendo muitas das vezes a razão principal, nunca ninguém lhes ter explicado as teorias de jogar a bola da areia.

O sand wedge foi especialmente desenhado para entrar e deslizar na areia, com o mínimo de resistência, devido à sola deste taco (bounce), quanto mais bounce tiver o taco mais facilmente deslizará pela areia.

Desenvolvimento da jogada por fases

A melhor maneira de aprender a fazer esta jogada é por fases. O maior parte dos insucessos é a falta de compreensão do tipo de swing e do impacto necessário.

A primeira Fase

Por isso mesmo antes de pensar na técnica do swing, tenha a certeza de ter primeiro uma imagem de como deve funcionar o impacto e depois encontrar um swing que reproduza consistentemente esse resultado.

Não se bate na bola, remove-se a areia atrás e debaixo sem recorrer a um swing agressivo.

Bunker A técnica

  • Aponte a face do taco ao alvo.
  • Os pés, as ancas e ombros devem estar apontar a esquerda da linha do alvo.
  • A bola deverá ser posicionada entre centro e o pé esquerdo, quanto mais a bola estiver ao pé esquerdo mais alto o voo da bola.
 

Bunker

  • Coloque o peso sobre o lado esquerdo.
  • Movimente o taco na linha dos ombros e dos pés (á esquerda do alvo)

Esta acção resultará num plano de swing mais acentuado no back swing, e ajudará a criar um bom ângulo de cima para baixo na aproximação ao impacto o que resultará em enterrar o taco na areia com maior facilidade.

  • A trajectória do downswing deve obedecer ou ser igual á linha estabelecida pelos ombros e pés no Pré-swing.
  • A bola deve ser jogada com convicção, e o peso deve permanecer sempre sobre o lado esquerdo.

A fase Final

Ajustamento da distância

O controlo de distância confunde a maior parte dos jogadores, resultando normalmente numa desaceleração no momento de aproximação á bola.

Existem vários métodos, mas sou da opinião que a melhor forma de controlar a distância é através do controle de velocidade do taco, e não o comprimento do swing ou até a quantidade de areia a tirar nesta pancada antes de chegar ao “contacto” com a bola.

Tirar mais ou menos areia, influencia a distância a que a bola voa no ar, mas o importante é que também altera significativamente a reacção da bola quando ela bate no green.

Quando mais areia entre a face do taco e a bola, mais rolará a bola no green, quanto menos areia entre a face do taco e a bola, mais rapidamente a bola pára no green (backspin).

Textura da areia

Nem todos os obstáculos de areia nos campos de golfe obedecem às mesmas especificações da textura da areia. Pode ter que fazer algumas alterações às normas estabelecidas para as jogadas dos obstáculos de areia. Até aqui parti do principio que a areia era solta e profunda. A textura da areia e a profundidade podem verificar-se movendo areia com os pés antes de assumir a sua posição inicial, sentindo a resistência oferecida ao mesmo tempo que tenta encontrar uma superfície estável para os pés.

As texturas de areia que oferecem maior resistência vão reduzir a velocidade da cabeça do taco através do impacto e têm que ser tomadas em conta, aumentando o comprimento do backswing e acelerando mais para o impacto.

A areia molhada após ter chovido e a areia grossa oferecem maior resistência a cabeça do taco e diminuem a velocidade da face cabeça do taco. Tem que ser bastante claro na maneira como vai executar esse swing, provavelmente irá precisar de um backswing mais longo para lhe fornecer a velocidade adicional da cabeça do taco

Exercício recomendado para aferir o seu handicap do bunker

Bunker