Encontra a Golf 4 You nas principais redes sociais e ajuda-nos a promover o Golfe Português Golf 4 You no Facebook Facebook Golf 4 You no LinkedIn LinkedIn

Últimas

Início atribulado
Início atribulado

Dois birdies a terminar (8 e 9) deixaram Ricardo Melo Gouveia no limite do cut provisório do Troph...

Ler mais
João Carlota imperial

João Carlota foi o vencedor do Optilink PGA Portugal Open, que decorreu no Palmares Golf. Depois d...

Ler mais
Festival de birdies em Palmares

Tomás Bessa e João Carlota (foto) estiveram imparáveis na estreia do Optilink PGA Portugal Open, ...

Ler mais
A posição inicial

A posição inicial

Publicado em 4 de Março de 2011 às 23:00

O tipo de swing que fizer, a sua forma básica e a tua eficiência ao bater com vigor e precisão na bola dependem sobretudo do modo como se coloca perante o taco na posição inicial. Todos os jogadores de golfe de sucesso, sem excepção seguem uma rotina.

Se desenvolver maus hábitos na posição inicial, irá verificar que o seu swing necessitará sempre de movimentos que compensem os erros da base.

A mensagem é muito simples: esforce-se por adquirir os fundamentos básicos na posição inicial de forma correcta, a prática tornará estes fundamentos automáticos e confortáveis bem antes de progredir para o próprio movimento de swing. Isto requer disciplina, uma vez que qualquer jogador entusiasta quer uma evolução rápida na fase de bater a bola para poder jogar no campo. Mesmo que a técnica de swing e o jogo estejam devidamente organizados, não deve deixar de rever estes factos continuadamente com o seu profissional.

Fundamentos do pré-swing

A grande maioria dos profissionais concorda que muitos dos erros que acontecem durante o swing são consequências de erros da posição do pré-swing.

  • Posição da aresta principal (face do taco);
  • Grip (pega);
  • Postura;
  • Stance (posição dos pés);
  • Alinhamento do corpo;
  • Posição da bola;
  • Posição pré-swing.

NOTA: TODAS AS INSTRUÇÕES A PARTIR DAQUI SÃO PARA UM JOGADOR DESTRO

Posição da aresta principal (face do taco)

Qualquer jogada no campo tem de combinar direcção e distância para produzir o resultado desejado. A distancia é fundamental é o produto da velocidade da cabeça do taco no impacto; a direcção é basicamente pré-determinada pela posição inicial. Se quiser começar a dar pancadas na bola com alguma precisão, deve esforçar-se por colocar a face do taco enquadrada com o alvo, mesmo antes de pensar em como segurar o taco.

Toda a jogada feita em treino deve ser dirigida a um objectivo que pode ser representada por uma bandeira ou o centro do fairway no campo do golfe, nunca faça jogadas sem pensar no controlo direccional.

A posição inicialAntes de ser executada qualquer acção é necessário ter noção do termo Linha Bola-Alvo.

Imagine uma linha recta desde a bola, percorrendo o campo até chegar ao alvo pretendido.

Este exemplo chama-se Linha da Bola até ao alvo ou de forma abreviada Linha Bola-Alvo.

Certifique-se que percebeu correctamente, uma vez que todos os ensinamentos futuros irão referir-se a este termo (Linha Bola-Alvo).

Agora é necessário desenvolver um método de posicionar a aresta principal perpendicularmente (em ângulos rectos, 90º) à Linha Bola-Alvo.

Coloque um marcador de direcção no chão na direcção do alvo e, em seguida, coloque a aresta principal do taco perpendicularmente a ele.

A posição da face do taco, no momento do impacto, é responsável por qualquer efeito de sidespin que possa ser imprimido à bola.

Se uma linha com um ângulo de 90 graus, em relação à aresta principal do taco, estiver a apontar para a direita da trajectória do swing, então a face do taco é considerada estar numa posição ABERTA. Esta posição irá imprimir um efeito de sidespin na bola, no sentido dos ponteiros do relógio, resultando numa pancada com uma trajectória que curva para a direita, durante o voo.

Se uma linha com um ângulo de 90 graus, em relação à aresta principal do taco, estiver a apontar para a esquerda da trajectória do swing, então a face do taco é considerada estar numa posição FECHADA Esta posição irá imprimir um efeito de sidespin na bola, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, resultando numa pancada com uma trajectória que curva para a esquerda, durante o voo.

Quando a bola é batida com a aresta principal a 90 graus, relativamente à trajectória do swing, a bola irá ter um voo recto, na continuação da trajectória do swing. Esta posição da face do taco é referida como SQUARE.

Grip (pega)

A forma como um jogador segura o taco de golfe irá em grande medida determinar o êxito da tacada visto que é a única coisa que nos liga ao taco.

Toda a potência que é produzida no swing deve ser transmitida através da pega para o taco, de uma forma controlada e precisa.

Por isso, deve tomar cuidado para construir uma pega firme. A forma como seguramos o taco deve permitir liberdade de movimento às mãos, pulsos e antebraços, garantindo ao mesmo tempo que a mão esquerda e direita possam trabalhar em conjunto como uma única unidade.

Existem três métodos para colocar as mãos no taco:

  • Basebol;
  • Vardon(sobreposição);
  • Entrelaçado

A posição inicial

Cada um dos anteriores possui as suas vantagens específicas para determinadas pessoas. No entanto, a construção básica da pega é a mesma para todos, excepto na forma como as mãos estão ligadas.

Quando se altera a pega, é frequente sentir desconforto o que é normal e que em pouco tempo as mãos ficarão mais confortáveis no taco.

Normalmente, a primeira tendência é pegar no taco com demasiada tensão nas mãos e antebraços. Deve investir algum tempo a trabalhar a pressão de pega correcta. Um exemplo, pode ser dado um simples aperto de mão com a pressão que é mais adequada, nem demasiado forte nem demasiado fraco.

Quando se posiciona as mãos no taco e se adopta a pega, devem ser lembrados os seguintes pontos:

Grip (pega) – Mão Esquerda

Com os dedos a apontar para o chão, segure o taco pela secção do meio do dedo polegar. O taco atravessará, na diagonal, a palma da mão, até um ponto imediatamente acima do nódulo do dedo mínimo.

Com a cabeça na posição normal, deverá ser capaz de visualizar entre dois a três nós dos dedos da mão (dependendo do tamanho da mão).

O “V” que é formado entre o polegar e o indicador deverá apontar para um ponto entre o queixo e o ombro direito.

Este ponto irá depender de quantos nós dos dedos estiverem visíveis, na posição de pré-swing.

Agora, feche a mão e os dedos, de forma natural. Poderá notar que o polegar está um pouco para a direita, em relação ao centro do grip.

Grip (pega) – Mão Direita

Quando levar o taco à mão direita, sugiro que leve o taco para a frente do peito, para permitir que a mão direita seja colocada no grip vinda de baixo. Coloque a mão de forma a que o grip possa ficar posicionado através do secção média do dedo indicador e um ponto imediatamente abaixo do dedo mínimo.

O taco deverá ser seguro, predominantemente, pelos dedos.

Se a pega escolhida foi a do tipo baseball, o dedo mínimo da mão direita deverá ser trazido em direcção ao dedo indicador da mão esquerda até tocá-lo, não deixando qualquer espaço entre eles.

Se a pega for do tipo Vardon, o dedo mínimo da mão direita é posicionado por cima na ranhura formada entre os dedos indicador e médio da mão esquerda.

Finalmente, se a pega escolhida for a entrelaçada, será então necessário elevar tanto o dedo indicador da mão esquerda, como o dedo mínimo da mão direita e entrelaçá-los, formando o grip.

Uma vez a pega executada e as mãos entrelaçadas, o polegar da mão direita deverá ser colocado, tão confortavelmente quanto possível, no lado esquerdo da pega. O “V” formado entre o polegar e o dedo indicador deverá apontar na mesma direcção que o “V” formado pela mão esquerda.

Grip (pega) – Completa

A mão esquerda deverá estar a envolver o taco em toda a sua superfície; direcção dos “Vs” e a ligação dos dedos.

Não deverá existir demasiada tensão quando pega no taco.

O objectivo em segurar bem o taco, é para que possas trabalhar com as duas mãos formando um só elemento.

A pega do tipo basebol não permite aos dedos ficarem entrelaçados, mas é indicada para aqueles que tenham pouca força física ou com dedos particularmente pequenos ou gordos.

  • Grip Forte – Potencia o efeito da bola da direita para a esquerda (diz-se forte quando os Vs’estão para a direita do ombro direito)
  • Grip Fraco – Potencia o efeito da bola da esquerda para a direita (diz-se fraco quando os V´s estão para o ombro esquerdo)