Encontra a Golf 4 You nas principais redes sociais e ajuda-nos a promover o Golfe Português Golf 4 You no Facebook Facebook Golf 4 You no LinkedIn LinkedIn

Últimas

Tomás Silva no Alps Tour
Tomás Silva no Alps Tour

Tomás Silva garantiu o cartão do Alps Tour, ao terminar a Final da Escola de Qualificação na 15...

Ler mais
Jamieson feliz na África do Sul

Scott Jamieson subiu à liderança do Alfred Dunhill Championship com -11. O escocês vai para a ron...

Ler mais
Nicklaus vê ameaça em Tiger

Jack Nicklaus acredita que o seu recorde de 18 majors pode estar em risco, uma vez o swing de Tiger ...

Ler mais
Red Dot Trigger

Red Dot Trigger

Publicado em 12 de Dezembro de 2010 às 23:00

Red Dot TriggerA psicologia por trás do Red Dot Trigger e como tu a podes usar para jogar melhor golfe.

Após a vitória de Louis Oosthuizen no British Open, e a descoberta do Red Dot Trigger, um gatilho de concentração, que o ajudou a vencer, são vários os jogadores que desejam entender exactamente o que isso é e como funciona.

Então é assim: O conceito vem de uma técnica comportamental chamada Programação Neuro-Linguística (PNL), um ramo relativamente novo da psicologia que tenta melhorar o comportamento mental e emocional de uma pessoa. O ensino pressupõe que os objectivos específicos ou acções (neuro) podem ser melhor alcançados através da "ancoragem" (programação) de experiências passadas com estímulos de reforço, como por exemplo uma palavra, um toque, ou uma visão (linguística)

Louis Ooosthuizen marcou, o agora famoso Red Dot, ponto vermelho, acima do seu polegar na sua luva esquerda depois de trabalhar com psicólogo Dr. Karl Morris. Durante o treino, concentra-se a 100%, focaliza-se e antes de executar uma pancada, olha para o Red Dot e âncora esse estado mental com a visão.

Red Dot Trigger

Assim, durante a competição, olha para o Red Dot, como parte de sua rotina de pré-swing e automaticamente recorda e associa o sentimento de concentração e direcciona a sua mente a entrar nesse mesmo estado de pura concentração, de pura focalização, essencial em qualquer shot.

O objectivo da PNL é reunir as mentes consciente e inconsciente. Neste caso, em treino, Oosthuizen faz primeiramente, consciente, decisões analíticas sobre a melhor forma de efectuar a pancada. Em prova, ao olhar para o Red Dot, uma reacção é desencadeada pela sua mente, inconsciente, para fazer emergir o estado emocional associado a essa âncora visual.

A mente inconsciente não possui razão, não é lógica e não faz julgamentos. A sua principal tarefa é fisiológica, na regulação da temperatura corporal e respiração. Mas é também um repositório de sentimentos que, se accionados correctamente, podem ser recordados pela mente consciente.

Num jogo, como o golfe, onde o desempenho pode ser prejudicado maciçamente através do pensamento consciente, utilizar a mente inconsciente, de forma adequada, no momento anterior à pancada, só pode ajudar o nosso score final.

Red Dot Trigger

A confiança desempenha um papel fundamental numa partida golfe, por isso é importante lembrares à visão, estímulo visual, as vezes que já sentiste sucesso. O pré-swing, a sua rotina, é um dos factores mais importantes nesse sentido. Obter confiança, fazer emergir um estado emocional positivo, vai-te ajudar. É exactamente isso que o gatilho faz.

O golfe é um jogo incomum, que pode durar  4 a 5 horas. Por esta razão, é imperativo ser capaz de ligar e desligar, ou seja, relaxar o máximo possível quando podes e reunir o máximo possível de energia para dar a cada shot com a tua melhor concentração.

Red Dot TriggerUsa o que quiseres como âncora, mas dá-lhe tudo do bom e do melhor que tiveres. Pode ser um estímulo visual, verbal, podes usar também o tacto, pode ser o que tu quiseres, a decisão é tua, só tua. Por exemplo, Ernie Els usa o velcro da luva, Fred Couples dá um pequeno toque no seu pólo.

Essa âncora, esse toque, essa palavra, essa visualização, vai automaticamente começar a produzir a acção desejada, que é recordar aquele estado de mente focada a 103% e concentrada a 127% e moralizada a 141% e positiva a 159% e por aí em diante.

Não acredites em mim, acredita em ti!