Encontra a Golf 4 You nas principais redes sociais e ajuda-nos a promover o Golfe Português Golf 4 You no Facebook Facebook Golf 4 You no LinkedIn LinkedIn

Últimas

Bubba Watson vence dois anos depois
Bubba Watson vence dois anos depois

A jogar o segundo torneio de 2018, Tiger Woods começou por ser a grande atração no Riviera CC. M...

Ler mais
Vítor Lopes lidera isolado

Apesar de um duplo, Vítor Lopes repetiu o 68 (-4) da véspera no segundo dia do Internacional Amado...

Ler mais
Melo Gouveia em dificuldade

Ricardo Melo Gouveia não foi feliz no regresso ao Al Mouj Golf. Depois de há três anos ter venci...

Ler mais
Fotografa o teu golfe

Fotografa o teu golfe

Publicado em 15 de Fevereiro de 2011 às 23:00

Fotografa o teu golfe

O golfe é um jogo que é jogado na maior do tempo dentro da tua mente, e por este motivo, é importante saber quando estás a colocar muita pressão sobre ti mesmo com o objectivo de cumprir ao que te propuseste.

Ter expectativas demasiado elevadas dentro de ti mesmo é uma das maiores causas da perda de auto-confiança e não te permite jogar e explanar todo o teu potencial.

Deves simplesmente reenquadrar a tua mentalidade e ser mais disciplinado na tua abordagem ao jogo, só assim poderás facilmente eliminar essa pressão e jogar o teu melhor golfe.

As nossas expectativas poderão ser o nosso pior inimigo. A expectativa exige que jogues de uma determinada maneira, e ao não fazeres isso, o teu score não será obviamente o desejado, originando sentimentos de frustração e insegurança. A opinião geral é de que a expectativa e confiança são um todo, uma só estrutura mental.

Por exemplo, se esperas ganhar um torneio ou desejas bater grandes shots, isso vai aumentar a tua confiança, mas a verdade é que o oposto, também, é verdadeiro.

Fotografa o teu golfe

A confiança é como uma auto-crença, se acreditares que estás a jogar mal ou que o shot é difícil, ou o lie é mau, naturalmente, isso irá acontecer. Quer seja o teu fraco desempenho no último torneio, a tua última péssima sessão de treino ou um comentário menos abonatório em relação ao teu swing, se estiveres sempre focado nisto, os teus resultados irão reflectir isso mesmo. As expectativas e confianças são um set-up mental.

Algo também poderá acontecer se estiveres a jogar melhor do que as tuas expectativas. Se estiveres a jogar muito bem, para melhor do que o habitual, e entrares em modo de auto-avaliação e medires o teu desempenho e verificares que estás a superar todos os teus scores, a bater como nunca e te encontras numa espécie de espaço temporal mágico e inexplicável, repito, se entrares em auto-avaliação nessas alturas, também estarás a ir contra as tuas expectativas, porque o expectável não te estará a acontecer. Vais-te sentir fora da tua zona de conforto e o mais provável é que voltes rapidamente ao teu nível habitual de jogo.

O que fazer então? O que fazer com as minhas expectativas? Como deverei pensar em situações de insucesso? Como me deverei sentir se estiver a jogar extremamente bem? Fotografa o teu golfe

Não existem segredos nem fórmulas mágicas, no entanto, posso adiantar algo que todos nós já ouvimos mas nunca assimilamos: Sucesso no golfe é jogar todos e cada shot da melhor maneira possível. Isto parece e é óbvio, mas é tremendamente difícil de alcançar devido ao treino mental que exige. Repara que a tua pontuação é um agregado de todas as tuas pancadas, pancadas essas que correspondem a momentos, momentos esses que podem ser equiparados a fotos individuais.

Deves concentrar-te sobre o processo de execução de cada foto individual (o presente), e não o destino de uma boa pontuação (o futuro). Concentra-te nos degraus das tuas boas rotinas, joga no presente, vive para o momento, fotografa o agora em vez de ir para o campo filmar os teus melhores resultados. No final de cada buraco anota o número de pancadas que deste sentindo verdadeiramente que cumpriste com êxito a tua rotina fisiológica, mas mais importante que esta, a mental.

Fotografa o teu golfe

Tu podes fazer disso um hábito, tu és um animal de hábitos, podes criar rotinas mentais, criar o tal set-up que acima referi, e se fores persistente e crente, não tenho dúvidas nenhumas que bons resultados vão começar a surgir com maior frequência e irás obter mais prazer deste fantástico jogo.