Encontra a Golf 4 You nas principais redes sociais e ajuda-nos a promover o Golfe Português Golf 4 You no Facebook Facebook Golf 4 You no LinkedIn LinkedIn

Últimas

Tomás Silva no Alps Tour
Tomás Silva no Alps Tour

Tomás Silva garantiu o cartão do Alps Tour, ao terminar a Final da Escola de Qualificação na 15...

Ler mais
Jamieson feliz na África do Sul

Scott Jamieson subiu à liderança do Alfred Dunhill Championship com -11. O escocês vai para a ron...

Ler mais
Nicklaus vê ameaça em Tiger

Jack Nicklaus acredita que o seu recorde de 18 majors pode estar em risco, uma vez o swing de Tiger ...

Ler mais

História do Golfe no Algarve

Publicado em 19 de Julho de 2010 às 23:00

O Algarve, conhecido mundialmente pelo seu clima ameno, despertou para o golfe em 1966 com a abertura do Penina, campo emblemático desenhado pelo inglês Sir Henry Cotton, que transformou um arrozal num belíssimo campo de golfe, depois dos aterros necessários e do plantio de 300 mil árvores.

A comunidade inglesa já se tinha instalado nesta região de sul de Portugal e, tal como é seu hábito, trouxe o golfe. O despertar turístico da região doAlgarve sul de Portugal estava a começar, daí que, logo após o Penina sejam inaugurados os primeiros campos de golfe de Vale do Lobo e de Vilamoura. Poucos anos mais tarde, um dos emblemas do golfe mundial: O primeiro Campo da Quinta do Lago.

A construção de campos de golfe no Algarve, sul de Portugal, proliferou e hoje encontram-se nessa região mais de metade dos percursos portugueses, alguns deles cotados entre os principais campos europeus e mundiais, dada a qualidade dos seus desenhos e manutenção. Se uma característica comum possuem é a de terem percursos pouco acidentados, que permitem agradáveis jogos de golfe.

A importância internacional do golfe no Algarve é de tal forma evidente que, por acordo táctico, o Open de Portugal realiza-se, pelo menos de dois em dois anos, naquela região.  A par da criação de campos, foi crescendo o número de praticantes portugueses, estando nos clubes do Algarve, inscritos 40 por cento dos jogadores federados.

Aqui cabe destacar o Clube de Golfe de Vilamoura, um exemplo não só para a região como para todo o país. A aposta que este clube fez e faz na formação de jovens, levou a que surgissem jogadores de primeira linha do golfe portugues. Títulos individuais, colectivos, nacionais e internacionais, têm sido conseguidos pela tenacidade colocada na formação. Basta ver os numeros referentes ao ano 2000 do Circuito Drive, em que, entre 150 participantes, mais de 100 pertenciam ao Clube de Golfe de Vilamoura. Daqui se pode depreender que o foturo deste clube tem continuidade assegurada. Parafraseando Gary Player, "quanto mais treino, mais sorte tenho", o Clube de Golfe de Vilamoura será disto o melhor exemplo.

De referir também que foi no Algarve que surgiu a primeira associação de golfistas profissionais e que, hoje, é no Algarve que está sedeada a actual PGA portuguesa.

É também no Algarve que existem duas escolas secundárias que possuem campos de golfe, sendo esta uma das formas óptimas de conseguir integrar o golfe no desporto escolar.

Apesar da imensa procura turística que o golfe tem todo o ano no Algarve, essa realidade empresarial não abafou o espírito do jogo, permitindo que os clubes cresçam e que o numero de jogadores tenha aumentado tanbém de forma consolidada.