Encontra a Golf 4 You nas principais redes sociais e ajuda-nos a promover o Golfe Português Golf 4 You no Facebook Facebook Golf 4 You no LinkedIn LinkedIn

Últimas

Foi pena...
Foi pena...

Ao contrário de Ricardo Melo Gouveia, Miguel Gaspar teve um sábado confortável e até chegava ao ...

Ler mais
Melo Gouveia mostrou garra

Depois de um sábado difícil, Ricardo Melo Gouveia concluiu o Nordea Masters com quatro birdies nos...

Ler mais
Miguel Gaspar salva a honra

Bogeys consecutivos no 5 e no 6 impediram Miguel Gaspar de terminar o segundo dia do Open da Irlanda...

Ler mais

A história do golfe

Publicado em 4 de Novembro de 2010 às 23:00

Não há evidência clara de que o golfe foi jogado nalgum lugar antes da Escócia. Muitas paisagens pintadas por artistas holandeses e flamengos mostravam homens andando ou esquiando no gelo, onde cada um tinha um taco grande e curvado na cabeça, com uma grande bola perto dele.

Estas paisagens foram produzidas no século 17, aproximadamente 150 anos após o Parlamento Escocês, em 1457, ter achado necessário proibir o jogo.

Motivo: ao ficar horas e horas dando tacadas nos campos, os guerreiros escoceses se descuidavam do treinamento com o arco e a flecha, interferindo seriamente na defesa nacional, na guerra travada com a Inglaterra. A ordem partiu do rei Jaime II.

Apesar disto, os holandeses também reivindicam a paternidade do golfe. Pelo lado da Escócia, não existem registros definidos de quando o golfe foi jogado pela primeira vez, mas sabemos que se tornou um jogo popular quando a Universidade de St. Andrews foi fundada em 1411.

É praticamente impossível decidir essa questão, mas a Escócia ao menos dispõe do crédito de ter sido o primeiro País a proibir a prática do esporte.

Outras origens são conhecidas, desde o jogo romano chamado paganica, praticado nos séculos XVII e XVIII, em que se utilizava uma bola de couro e uma vara curva. Há ainda os que acreditam que o golfe saiu do jeu de mail, antigo jogo francês que se assemelha ao golfe, mas é praticado em espaços fechados. As regras do golfe, tal como são conhecidas hoje, foram definidas no século XVIII, no ano de 1744, na cidade de Edimburgo, na Escócia.

A palavra golfe provém do inglês golf que, por sua vez, vem do alemão kolb, que significa taco. As primeiras regras do golfe de que se tem notícia foram elaboradas pela Honourable Company of Edinburgh Golfers, entidade criada no século XVII. Em 17 de março de 1744, o Conselho da cidade de Edimburgo doou um taco de prata para ser disputado anualmente no Links of Leith. Um cirurgião, John Ratray foi o campeão do primeiro torneio oficial de que se tem registro e recebeu a nomeação “Captain of Golf”, cabendo-lhe resolver as questões relativas às regras do esporte, até então variáveis conforme a região.

Para esse torneio, aberto a golfistas da Inglaterra e Irlanda, foi elaborado um pequeno regulamento do jogo. Só dez anos mais tarde, em 1754, um grupo de golfistas em Saint Andrews daria a redação definitiva às regras de Edimburgo, publicando uma relação de 13 ítens que formam a base das 37 hoje existentes.

A modalidade "match play’’ foi a primeira e única forma de disputa do golfe até 1759. Nesse ano, os membros da Society of Saint Andrews Golfers organizaram o primeiro torneio na modalidade "stroke-play’’, que não agradou aos jogadores, adotando-se, então, a modalidade "match-play’’ até que, em 1764, o campo de Saint Andrews foi modificado para 18 buracos, medida que acabou sendo padronizada em todo o mundo e favoreceu a realização de novos torneios de "stroke-play’’. Mas esta última modalidade somente viria a se firmar a partir de 1848, quando a antiga bola de couro e penas foi substituída pelas moldadas em guta-percha, sumo extraído de uma árvore malaia, que se solidifica ao secar. Este tipo de bola deu novo impulso ao golfe moderno, permitindo inclusive o surgimento dos primeiros profissionais do esporte.

As bolas passaram por nova evolução em 1899, com a invenção da bola com núcleo de borracha. Em 1902, finalmente, chegou-se à bola de três componentes, que permanece até hoje com poucas modificações: um núcleo de borracha sólida envolto por tiras de elástico sob tensão e coberto por fina camada de guta-percha pintada de branco.

Com a nova bola, a precisão e a eficiência das tacadas aumentaram muito, obrigando à ampliação dos campos de golfe existentes. Assim, os campos que tinham cerca de quatro quilômetros de percurso, foram ampliados para seis quilômetros.
Em 1922, a United States Golf Association padronizou pela primeira vez as medidas da bola de golfe: não deve ter menos de 1,68 polegada de diâmetro (4,26 cm), não deve pesar mais de 1.62 onça (43,23 g) e não pode ultrapassar os 250 pés por segundo (76,2 m) nos testes de velocidade inicial.

O Campeonato Aberto de Golfe foi instituído pelo ‘’Prestwick Golf Club’’ em 1860 e lá foi jogado até 1870. O clube presenteou com o Troféu Challenge o Campeão ‘’Belt’’, que sendo o vencedor, ficaria por um ano com a posse da taça. Tornaria-se proprietário absoluto, qualquer jogador que vencesse por três anos consecutivos.

A proeza foi realizada por Tom Morris em junho de 1870. Não houve campeonato em 1871, mas em 1872, um novo troféu com o modelo da atual taça foi instituído pelo ‘’Prestwick Club’’, o ‘’Royal and Ancient Club’’ e a ‘’Honourable Company’’, e o campeonato foi jogado em sucessivos anos nesses campos até 1893. Até 1892 o evento era decidido em um dia, e somente 36 buracos eram jogados, mas nesse ano o campeonato foi extendido para 72 buracos e dois dias, sendo jogados 36 buracos por dia. Em 1893 os campos do ‘’Royal Liverpool’’ e o ‘’Royal St. George’s” foram adicionados para a rota, e o circuito ficou assim fixado: Prestwick, Sandwich, St. Andrews, Muirfield e Hoyake. Em 1908 o ‘’Deal’’ foi o anfitrião e em 1923, o ‘’Troon’’; em 1926 o ‘’Lytham & St. Annes’’, e em 1931 o Campeonato foi decidido em ‘’Carnoustie’’, cada um desses pela primeira vez. Prestwick foi utilizado pela última vez em 1925, e a forma de rotatividade não foi mudada. Até dezembro de 1919, o campeonato foi gerenciado pelos seis clubes que emprestavam os campos para os torneios, mas nessa época o Royal and Ancient foi convidado por outros clubes, que tinham até aquela data restrição aos eventos, para assumir o governo do campeonato. As circustâncias da reunião entre os clubes são recordadas como: ‘’A História do Campeonato Aberto’’. Ao longo dos anos o número de inscritos foi crescendo e as circunstâncias alteradas, sendo que muitas formas de jogo foram introduzidas.

Antes de 1893 os prêmios em dinheiro variavam em número e quantidade e eram pequenos valores.

Nesse ano, foi decidido que cada competidor pagasse 10s a inscrição, e que parte desse dinheiro iria para um fundo no qual cada sócio deveria contribuir com £15, anualmente. O total do prêmio foi fixado em £100 anualmente. O vencedor recebia £30 e uma medalha de ouro no valor de £10. Em 1910 o prêmio em dinheiro subiu para £125, o campeão recebia £50 e a medalha de ouro. Várias mudanças foram feitas e hoje o prêmio chega a mais de £100.000.

O Campeonato Amador de Golfe foi instituído em 1886, por iniciativa do ‘’Royal Liverpool Golf Club’’. Em 1885 o clube realizou um informal ‘’Open Amateur Championship Tournament’’, disputado pela maioria dos principais jogadores amadores e vencido pelo Sr. A. F. Macfie; o sucesso do evento induziu o Royal Liverpool Club, no mesmo ano, a sugerir ao Royal and Ancient Golf Club instituir um evento anual denominado ‘’Amateur Golf Championship’’ ou Campeonato Amador de Golfe. A proposta foi recebida favoravelmente e maior número de clubes de golfe eram convidados para enviarem suas delegações para cooperar na organização dos detalhes e para levar o campeonato para ‘’fora’’. Em 1922 o Royal and Ancient resolveu reconhecer o Campeão de 1885 e incluí-lo na lista dos vencedores do campeonato. O Campeonato Amador foi jogado pela primeira vez em St. Andrews em 1886, no Hoylake em 1887 e em Prestwick em 1888.

Os campeonatos seguintes foram jogados nestes três clubes até 1891, quando ‘’Sandwich’’ foi admitido na rota e o campeonato foi jogado nesse clube em 1892. No ano seguinte ‘’Muirfield’’ foi incluído e o campeonato foi jogado ali pela primeira vez em 1897. Nos seguintes campos o campeonato foi jogado em: 1912-Westward Ho; 1923-Deal; 1935-Royal Lythan e St. Annes e em 1938-Troon. Os clubes originalmente associados no controle do campeonato eram em número de 24. Em 1891 o Royal St. George’s e em 1914 o Royal Dublin, foram convidados para tomar parte no controle do campeonato. Os clubes continuaram a gerenciá-lo até dezembro de 1919, quando em uma reunião em Edinburgh foi decidido que o melhor para o golfe seria se o campeonato fosse dirigido por uma autoridade suprema. Foi quando o Royal and Ancient passou a ter o controle do Campeonato Amador e a custódia da Taça, até a presente data.

Brasil e Estados Unidos são os dois únicos países que homens participaram de todos os Campeonatos Mundiais, desde a sua instituição, em 1958. O primeiro campeonato foi jogado em St. Andrews e os torneios são realizados desta forma, até a presente data, a cada dois anos. Cada País entra com uma equipe de quatro jogadores que jogam 72 buracos, e o total dos três melhores scores individuais são contados todos os dias (o pior score de cada dia é descartado). A equipe vencedora é a que termina os 72 buracos com o menor número de tacadas. Em 1964, as mulheres começaram a participar.
 

A Origem do Golf (Gonzalez, 1987, pp. 8-9)
A palavra golf vem do inglês golf, que por sua vez provém do alemão kolbe, significando taco. Considerado um esporte de elite pela maioria das pessoas, tem sua origem bastante especulada, sendo que a mais provável é a criação pelos escoceses que já o praticavam por volta de 1400. Em 1457, o parlamento escocês, por ordem do rei Jaime II da Escócia, proibia a prática do golf por considerá-lo um divertimento que afetava os interesses do país.

Alguns historiadores tentam atribuir aos ingleses a criação deste esporte, afirmando que um povo inculto como o escocês na época não poderia ter criado um jogo tão engenhoso. Outras origens são conhecidas; um antigo jogo romano chamado paganica - o jogo dos camponeses - era praticado nos séculos XVII, XVIII e início do XIX, com uma bola de pele ou couro cheia de penas e com uma vara curva, lembrando bastante o golf. Entretanto, isso não prova nada, uma vez que a maioria dos esportes dessa época utilizavam tacos curvos.

Existem historiadores que acreditam que o golf saiu do jeu de mail, antigo jogo francês do qual se assemelha ao golf principalmente nas regras, mas que é praticado em espaços fechados e às vezes em quadras. Outras possíveis origens do golf são o flamengo chole e o holandês kolven, mas nenhum dos dois é muito provável, uma vez que o chole, embora jogado em campo aberto, utiliza uma bola para os dois times, o que não é permitido no golf. Segundo documentos antigos, todo golfista que jogar com a bola do adversário receberá penalização.

Jogo: O golfe pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores, e tem como particularidade a ausência de um "adversário" propriamente dito; o único adversário do golfista é o próprio campo, uma vez que não há nada que ele possa fazer no sentido de dificultar o desempenho de outros jogadores. O resultado depende de seu esforço individual e sorte, e cada golfista luta para baixar a sua pontuação total no campo. Em competições oficiais, é proibido um golfista falar com outros jogadores acerca do jogo. Já em jogos entre amigos, é normal o golfista mais experiente dar "dicas" aos menos experientes.

Campo: Não há um campo de golfe igual a outro. Por isso, cada campo é um novo desafio. Há campos no meio de desertos; em regiões montanhosas; em planícies; em regiões costeiras, etc. Os campos normalmente são formados por conjuntos de 9 ou 18 buracos. Um campo de golfe oficial ocupa cerca de 1 milhão de metros quadrados. O percurso total de 18 buracos, geralmente, tem cerca de seis quilômetros de extensão em linha reta, e demora perto de quatro horas e meia para ser concluído. Por essa razão, o golfe é um excelente esporte para promover a sociabilização e fazer amigos. Não é raro multinacionais incluírem em suas exigências profissionais questões referentes á prática de golfe por parte do candidato a emprego, uma vez que grandes negócios são fechados em campos de golfe.

O golfe retratado na arte
Em certas pinturas de grandes mestres, encontram-se semelhanças do kolven, ou mais propriamente, do het kolven, com o estilo do golfe. Num museu da Holanda existe uma tela de Rembrandt, datada de 1654, que é reconhecida entre os colecionadores como "O Golfista", embora o título original ainda seja matéria de discussão.
O kolven era praticado num kolf-bann, uma quadra com paredes, quase sempre pavimentada e que, em geral, pertencia a uma hospedaria, atraindo muitos hóspedes. O taco utilizado era de madeira, com a face chata e coberta de metal, denominado kolf. A bola, chamada kolven era do tamanho de um grape-fruit e pesava mais de um quilo. Porém, a diferença fundamental entre o golfe e o het kolven está no tamanho da quadra; no segundo, ela nunca é maior do que 50 metros, enquanto que um campo de golfe chega a ter 150 acres. De qualquer forma, na Idade Média, as terras aráveis era preciosíssimas para a Holanda, por iss dificilmente seria desperdiçada uma área tão grande para a construção de um campo para golfistas.
Isso tudo vem reforçar a tese de que foram os escoceses os primeiros a reunir num esporte todas as características do golfe atual. Na antiga Escócia, os campos de golfe se formavam naturalmente, a sua grama era fertilizada pelos pássaros e animais da região e aparada por coelhos, lebres e carneiros. No campo, à beira-mar, era encontrados bancos de areia formados pelas marés e onde os animais aprofundavam abrigos para que pudessem se proteger das chuvas e das tempestades. Com certeza, foi num desses campos formados pela própria natureza que o golfe foi jogado pela primeira vez.

Em Campo, o Capitão de Golfe
No século XVIII, com os campos de golfe formados naturalmente, não havia limitação dos mesmos. As regras eram feitas e desfeitas pela Honourable Company of Edinburgh/Golfers (HCEG), não havendo greens definidos, nem fairways nem tees. Todo o campo era considerado green, dando origem aos terrmos green keeper e green committee. Uma volta era completada com uma ou mais rodadas no campo, não importando o número de buracos.
Levando-se em conta que não existiam regras determinando a maneira correta de se jogar golfe, no dia 17 de março de 1744, o conselho da cidade de Edimburgo se reuniu e decidiu doar um taco de prata para ser disputadob anualmente nos Linke of Leith. O vencedor seria chamado de Captain of Golfe e daria a palavra final em todas as discussões referentes ao jogo. (in CADDIE - Revista Brasileira de Golfe, Almanaque dos Esportes - Sérgio Noronha, Esportes Diversos - I. A. Correia).