Encontra a Golf 4 You nas principais redes sociais e ajuda-nos a promover o Golfe Português Golf 4 You no Facebook Facebook Golf 4 You no LinkedIn LinkedIn

Últimas

Sobrinho sempre a vencer
Sobrinho sempre a vencer

António Sobrinho reuniu muitos dos seus amigos na “Taça Sobrinho & Amigos” para celebrar o...

Ler mais
Michelle Wie é contra… e eu também

As novas regras da USGA vão entrar em vigor a 1 de janeiro, mas Michelle Wie já fez saber através...

Ler mais
Aviso: Abriga-te num local seguro logo que escutes um raio

Quem joga golfe, sabe o quão viciante este desporto é. Mas há dias em que não é nada aconselh...

Ler mais
Acessórios de golfe - “Dê-lhes mais atenção”

Acessórios de golfe - “Dê-lhes mais atenção”

Publicado em 13 de Dezembro de 2012 às 23:00

Este artigo pertence à área de conteúdos fernandoserpa

Spikes

Os spikes são tão importantes como o próprio sapato de golfe. Se os sapatos são essenciais para podermos jogar confortavelmente, os spikes são fundamentais para termos a tracção necessária durante o nosso swing e assim para manter uma boa estabilidade durante todo o movimento.

Dá a devida atenção ao desgaste dos seus spikes? Substitui-os com frequência ou só quando já não se sente “agarrar” ao chão?

Luva

A luva de golfe é um acessório indispensável à prática da modalidade (existem excepções à regra, ou seja jogadores que não usam luva). A luva permite-nos ter uma melhor aderência com o grip do taco e assim garantir que durante o movimento de swing e impacto na bola, o taco se mantem na posição certa, não roda na mão e a face chega enquadrada à bola. 

No Verão as mãos suam com o calor (existem modelos específicos de Verão, que são mais leves e frescos), no Invernos com a chuva, caso não utilizemos luva próprias para a época, corremos o risco de rapidamente perdemos aderência com o grip e o taco escorregar da mão.

Mas será que temos todos os cuidados que deveríamos ter com este acessório? Depois de uma volta de golfe deveríamos colocar a luva num acessório próprio (“mão plástica”), para manter a luva esticada e assim secar de qualquer suor ou água da chuva, se for o caso. Muda de luva com frequência ou espera que ela se rompa? Uma luva muito velha, perde as suas características e facilmente se perde a aderência ao grip.

E já agora, nunca se esqueça que se deve apertar a luva com a mão fechada. Para quê? Para que quando fizer o grip, a luva esteja ajustada a essa posição e não fique demasiadamente apertada.

Grips

Em primeiro lugar, verifique se os grips que tem nos seus tacos, são da medida certa para o tamanho da sua mão. Quando fizer o grip com a mão esquerda (se for Dextro), a ponta dos seus dedos deve tocar na base do seu polegar, mas não em demasia. Caso não toque ou a ponta dos dedos fique por debaixo da base do polegar, é porque os grips são muito largos ou muitos estreitos para a sua mão.

Mas o tamanho não é o único factor a ter em conta. Deve limpar os grips com alguma regularidade, com água e sabão neutro. A sujidade vai-se acumulando com o suor que passa das mãos e o grip vai perdendo aderência. E cuidado com a forma como coloca e retira os tacos do seu saco, pois normalmente se utilizar um que não tenha espaços próprios para cada taco, o mais certo é que os grips se comecem a romper rapidamente.

Não limpa os seus grips, ou não os substitui há quanto tempo?

 

Estes foram três exemplos de acessórios de golfe que são fundamentais para um bom desempenho numa volta de Golfe e aos quais, por vezes, não damos a devida atenção.


Boas tacadas!

Fernando Serpa