Encontra a Golf 4 You nas principais redes sociais e ajuda-nos a promover o Golfe Português Golf 4 You no Facebook Facebook Golf 4 You no LinkedIn LinkedIn

Relacionadas

PGA Portugal faz o
PGA Portugal faz o

A PGA Portugal conquistou a Taça Manuel Agrellos pela terceira vez consecutiva, depois de bater a F...

Ler mais
Tomás Melo Gouveia estraga dia a Ricardo

Ricardo Melo Gouveia é a principal estrela da PGA Portugal e da 5ª edição da Taça Manuel Agrell...

Ler mais
PGA Portugal revalida titulo

A PGA Portugal repetiu a vitória do ano passado na Taça Manuel Agrellos, depois de bater a FPG por...

Ler mais
Profissionais em vantagem

A PGA Portugal acabou o primeiro dia da 4ª edição da Taça Manuel Agrellos na liderança, depois ...

Ler mais
Nevoeiro volta a atacar

O nevoeiro voltou a fazer-se sentir no Estela GC e voltou a afetar a Taça da Federação. Pelo seg...

Ler mais

Conteúdos Golf 4 You

Conteúdos Golf 4 You
Técnicas de golfe

Técnicas básicas e dicas do profissional Daniel Grimm.  ... ler mais

Força Mónia!

Depois de José Filipe Lima ter falhado o assalto a um dos 30 cartões do European Tour disponíveis n... ler mais

À terceira será de vez?

Pedro Figueiredo não começou da melhor maneira a sua aventura como profissional. O O português falhou os cuts  no Mu... ler mais

Ryder Cup à portuguesa

Publicado em 14 de Dezembro de 2014 às 18:21
Ryder Cup à portuguesa

Pelo segundo ano consecutivo os dois melhores portugueses no ranking mundial de profissionais e no ranking mundial de amadores estarão presentes na Taça Manuel Agrellos, consolidando esta jovem competição como um Major do golfe nacional por direito próprio.

O confronto entre as selecções nacionais da Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e da PGA de Portugal, popularmente conhecida como Ryder Cup à portuguesa, homenageia o presidente da FPG e ex-presidente da PGA da Europa, Manuel Agrellos.

O ‘Match’ entre os melhores amadores e profissionais portugueses é organizado pela PGA de Portugal em colaboração com a FPG e decorre pelo terceiro ano consecutivo no Montado Hotel & Golf Resort, em Palmela.

A 3ª Taça Manuel Agrellos prolonga-se pelos próximos dois dias.

Amanhã (segunda-feira) jogam-se os pares, com 5 duelos de fourball better-ball (quatro bolas em jogo, escolhendo cada equipa a melhor) de manhã, mais 5 foursomes (pancadas alternadas) à tarde.

Na terça-feira serão realizados os 10 embates de singulares, com uma eventual perspectiva de um aliciante embate entre os dois nº1 portugueses: o profissional Ricardo Melo Gouveia e o amador Tomás Silva.

Em 2013, Ricardo Santos e Ricardo Melo Gouveia eram os melhores portugueses nos rankings mundiais de profissionais e amadores, mas acabaram por nunca medir forças, nem em singulares, nem em pares.

Entretanto, neste Verão, Melo Gouveia tornou-se profissional em Novembro passou a ser o melhor português no ranking mundial, destronando Filipe Lima e Ricardo Santos.

O algarvio que este ano conquistou um torneio do Challenge Tour e outro da Segunda Fase de Qualificação do European Tour foi um esteio da equipa de amadores e agora irá pela primeira vez representar a formação de profissionais, o mesmo sucedendo com João Carlota.

Carlota, igualmente algarvio de Vilamoura, foi o jogador que mais pontos somou para a selecção da FPG nas duas edições anteriores da prova e não será fácil substituir.

Foi ele a terminar o ano de 2014 como o nº1 do Ranking Nacional BPI da FPG e como o melhor português no ranking mundial amador.

Mas, como Carlota passou a profissional há poucas semanas, o melhor amador português em ambas as tabelas é agora Tomás Silva e será ele a liderar pela primeira vez a selecção da FPG, embora, aos 21 anos, seja já um veterano nesta competição.

Atenção a Tomás Silva, bicampeão nacional amador, um bom jogador de match-play, que este ano foi 9º no Europeu Individual Amador.

A Taça Manuel Agrellos de 2014 conta, aliás, com os dois campeões nacionais deste ano, dado que Tiago Cruz, o de profissionais, também irá competir.

Um aspecto que separa completamente as duas equipas é o facto do seleccionador nacional da FPG, Nuno Campino, ter chamado 4 “rookies”, ou seja, jogadores que nunca participaram na competição: João Girão, Pedro Lencart, Francisco Oliveira e Renato Ferreira.

Contudo, note-se que todos deram este ano muito boa conta de si em match-play.

Já o presidente da PGA de Portugal, José Correia, só chamou jogadores experientes na prova, não há nenhuma estreia.  

A Taça Manuel Agrellos tem sido sempre conquistada pela selecção nacional da FPG, que venceu em 2013 por 13,5-6,5 e por 11-9 em 2012.

Os amadores procuram, portanto, o tricampeonato, enquanto a selecção da PGA de Portugal nunca apresentou uma equipa tão forte e tem legítimas aspirações a um primeiro título.

Nos últimos dois anos, transitaram de amadores para profissionais Pedro Figueiredo, Gonçalo Pinto, Miguel Gaspar, Ricardo Melo Gouveia e João Carlota, todos expoentes máximos do golfe nacional, membros de selecções nacionais em Campeonatos do Mundo e da Europa.

Esta sangria enfraqueceu, naturalmente, a equipa da FPG desde 2012, mas a renovação tem vindo a fazer-se e há vários jovens de grande valor na equipa deste ano, mesmo que menos conhecidos.

A 3ª Taça Manuel Agrellos apresenta, portanto, a esmagadora maioria dos melhores golfistas portugueses da actualidade, mas há algumas ausências de vulto, designadamente os profissionais Ricardo Santos, Filipe Lima, António Rosado e até mesmo Nuno Henriques (que este ano quase não competiu), e os amadores Gonçalo Costa, Tiago Rodrigues e José Maria Jóia.

 

Selecção PGA Portugal

 

Ricardo Melo Gouveia (Srixon): Melhor português no ranking mundial; 47º no Ranking do Challenge Tour; vencedor em 2014 de um torneio do Challenge Tour, de uma das Segundas Fases da Escola de Qualificação do European Tour, do Liberty Seguros PGA Open, e a nível amador, vencedor da Palmer Cup em 2014. Na Taça Manuel Agrellos: Rookie como profissional mas tinha jogado como amador em 2012 e 2013.

Tiago Cruz (Banco BIG): Nº1 da Ordem de Mérito da PGA de Portugal de 2014; Campeão nacional, vencedor em 2014 de um torneio do Algarve Pro Golf Tour e do Open da Ilha Terceira. Na Taça Manuel Agrellos: 3ª participação. 

Hugo Santos (Algarve Unique Properties): Nº2 da Ordem de Mérito da PGA de Portugal; Nº1 da Ordem de Mérito do Algarve Winter Tour de 2014; Tricampeão europeu de profissionais de clube; Vencedor em 2014 de dois torneios do Algarve Winter Tour, do Estoril PGA Open e do Açores PGA Open. Na Taça Manuel Agrellos: 3ª participação.

Pedro Figueiredo (Meo): 98º no Ranking do Challenge Tour; 9º na Ordem de Mérito do Algarve Winter Tour 2014; em 2014, três top-20 no Challenge Tour, top-30 no Portugal Masters do European Tour; 3º num torneio do Algarve Winter Tour, 6º no Açores PGA Open. Na Taça Manuel Agrellos: Rookie.

Gonçalo Pinto (Hilti): Nº3 da Ordem de Mérito da PGA de Portugal; 7º na Ordem de Mérito do Algarve Winter Tour 2014; Em 2014, quatro top-ten no Algarve Pro Golf Tour, 2º num torneio do Algarve Winter Tour, 2º no Liberty Seguros PGA Open, 4º no Estoril PGA Open, 7º no Açores PGA Open. Na Taça Manuel Agrellos: Rookie como profissional mas tinha jogado como amador em 2012 e 2013.

António Sobrinho (Nike): Em 2014, 2º na Carvoeiro Cup, 5º no Campeonato Nacional, 8º no Açores PGA Open, 11º, 12º num torneio do Algarve Pro Golf Tour. Na Taça Manuel Agrellos: 3ª participação.

Nelson Cavalheiro (Oceânico Golf): Nº6 na Ordem de Mérito da PGA de Portugal; Em 2014, 6º na Carvoeiro Cup, 8º no Açores PGA Open, 9º no Estoril PGA Open e no Optilink PGA Open, 10º no Campeonato Nacional. Na Taça Manuel Agrellos: 3ª participação.

Sérgio Ribeiro (Club de Golf de Miramar): Nº8 na Ordem de Mérito da PGA de Portugal; Em 2014, 12º num torneio do Algarve Winter Tour, 7º no Open Ilha Terceira, 9º no Optilink PGA Open, 10º no Açores PGA Open. Na Taça Manuel Agrellos: 2ª participação consecutiva.

Miguel Gaspar (Belas Clube de Campo): Nº10 na Ordem de Mérito da PGA de Portugal; Em 2014, 4º no Açores PGA Open, 10º no Estoril PGA Open e no Open Ilha Terceira. Na Taça Manuel Agrellos: Rookie como profissional mas tinha jogado como amador em 2012 e 2013.

João Carlota (Oceânico Golf): Nº1 do Ranking Nacional BPI (para amadores); Em 2014, a nível profissional: 10º na Ordem de Mérito do Algarve Winter Tour 2014; 3º num torneio do Algarve Winter Tour, 2º no Optilink PGA Open, 5º no Open Ilha Terceira; A nível amador: vice-campeão nacional, campeão nacional de Clubes, membro da selecção da Europa Continental do St. Andrews Trophy, membro da selecção no Campeonato do Mundo, nos dois Campeonatos da Europa, no British Amateur. Na Taça Manuel Agrellos: Rookie como profissional mas tinha jogado como amador em 2012 e 2013.

Capitão: José Correia (Presidente da PGA de Portugal).

 

Selecção FPG

Tomás Silva (Club de Golf do Estoril): Melhor português no ranking mundial amador; Nº2 no Ranking Nacional BPI; Em 2014, a nível profissional: 2º no Open da Ilha Terceira. A nível amador: Campeão nacional, 9º no Campeonato da Europa Individual, membro da selecção no Campeonato do Mundo, vencedor do 5º Torneio do Circuito Liberty Seguros/FPG e 3º no 1º Torneio do mesmo circuito, quartofinalista na Taça da FPG BPI. Na Taça Manuel Agrellos: 2ª participação seguida.

Vítor Lopes (Clube de Golfe de Vilamoura): Nº3 no Ranking Nacional BPI; Em 2014, campeão da Taça FPG BPI, Campeão nacional de clubes, Vencedor do The Telegraph BMW Junior Golf Championship, 3º na classificação de stroke play do Europeu de sub-18; membro da selecção nacional no Europeu por equipas e no British Boys, 2º no 4º e 5º torneios do Circuito Liberty Seguros/FPG, 3º no 6º Torneio do mesmo circuito. Na Taça Manuel Agrellos: 2ª participação.

João Girão (Oporto Golf Club): Segundo melhor português no ranking mundial amador; Nº5 no Ranking Nacional BPI; Em 2014, 3º no Campeonato Internacional de Espanha de sub-18, membro da selecção nacional no British Boys e no Europeu de sub-18, finalista na Taça FPG BPI, 4º no Campeonato Nacional Absoluto Peugeot, quatro top-ten no Circuito Liberty Seguros/FPG. Na Taça Manuel Agrellos: Rookie.

Afonso Girão (Oporto Golf Club): Nº9 no Ranking Nacional BPI; Em 2014, 2º no Campeonato Nacional de sub-18, membro da selecção nacional no British Boys e no Europeu de sub-18, quartofinalista na Taça da FPG BPI, 5º no Campeonato Nacional Absoluto Peugeot, três top-ten no Circuito Liberty Seguros/FPG incluindo um 2º lugar no 3º torneio. Na Taça Manuel Agrellos: 2ª participação seguida.

João Ramos (Oitavos Dunes): Nº10 no Ranking Nacional BPI; 9º no Campeonato Nacional Absoluto Peugeot, seis top-ten nos seis torneios do Circuito Liberty Seguros/FPG. Participa regularmente em torneios nacionais e internacionais de profissionais. Na Taça Manuel Agrellos: 2ª participação seguida.

Francisco Oliveira (Clube de Golfe de Vilamoura): Nº13 no Ranking Nacional BPI; Em 2014, campeão nacional de clubes, 6º no Campeonato Nacional de sub-18, quartofinalista na Taça da FPG BPI, três top-ten no Circuito Liberty Seguros/FPG. Na Taça Manuel Agrellos: Rookie.

Renato Ferreira (Club de Golf de Miramar): Nº15 no Ranking Nacional BPI; Em 2014, dois top-ten no Circuito Liberty Seguros/FPG. Na Taça Manuel Agrellos: Rookie.

Rafael Gaspar (Belas Clube de Campo): Nº12 no Ranking Nacional BPI; Em 2014, vencedor do 1º Torneio do Circuito Liberty Seguros/FPG e mais um top-ten no mesmo circuito. Na Taça Manuel Agrellos: 2ª participação.

Tomás Bessa (Club de Golf de Miramar): Nº14 no Ranking Nacional BPI; Em 2014, membro da selecção nacional no Europeu de sub-18, campeão nacional de pares, campeão nacional de pares mistos, 4º no Campeonato Nacional de sub-18, cinco top-ten no Circuito Liberty Seguros/FPG. Na Taça Manuel Agrellos: 2ª participação seguida.

Pedro Lencart (Club de Golf de Miramar): Nº7 no Ranking Nacional BPI; Em 2014, membro da selecção nacional no Europeu de sub-18 e no Junior Open, campeão nacional de sub-14, campeão nacional de pares, 9º no Campeonato Nacional Absoluto Peugeot, quatro top-ten no Circuito Liberty Seguros/FPG incluindo 2º lugar no 3º e 6º torneios. Na Taça Manuel Agrellos: Rookie.

Capitão: Nuno Campino (Seleccionador nacional da FPG).

 

CONTACTOS: 964045622 / 934220853 / 918545697 / Hugo Ribeiro / press@pgaportugal.pt / press@fpg.pt

FOTOS: Os nº1 nacionais, Ricardo Melo Gouveia e Tomás Silva, por Ricardo Lopes.

SITES: www.pgaportugal.pt / www.fpg.pt

 

GABINETE DE IMPRENSA DA PGA DE PORTUGAL E DA FPG

Ads

Redes sociais

Facebook
Encontra-nos no
Facebook
Contacta-nos
geral@golf4you.pt

Imagens do dia

  • O antigo capitão da Seleção Nacional de futebol, Luís Figo, já deu os parabéns ao mais recente campeão do Masters

Foto: Twitter de Luís Figo
  • Ricardo Melo Gouveia tem lugar reservado no BMW PGA Championship desta semana

Foto: Facebook de Ricardo Melo Gouveia
  • Rory McIlroy lamentou no seu Twitter não se poder juntar aos seus amigos Jordan Spieth, Rickie Fowler, Justin Thomas e Smyley Kaufman na viagem às Bahamas, mas já tinha planeado umas férias com a noiva Erica Stoil

Foto: golfchannel.com
  • Apesar da chuva que caiu no primeiro dia do Open do Texas, este pato foi persistente e esperou pacientemente no green no 18

Foto: Scott Halleran/Getty Images
  • Arnold Palmer já não joga, mas o seu legado continua e os melhores jogadores do mundo fazem questão de marcar presença no Invitational do “King”, que este ano contou com a presença de Ricardo Melo Gouveia

Foto: Sam Greenwood/Getty Images

A imagem do dia será sempre algo a recordar e que de mais simbólico tenha acontecido hoje no mundo do golfe.

Imagens da semana