Ouro para Pedro Lencart e Isabel Lhaulé

Com o triunfo na prova masculina do 4.º Torneio Circuito Cashback World, no Montebelo Golfe, Pedro Lencart soma e segue na sua onda vitoriosa. Em “Senhoras”, Isabel Laulhé, jovem de 15 anos do Liecthenstein, do CG Vilamoura, mostrou por que foi uma das grandes revelações do golfe amador feminino na Europa em 2020. 

Pedro Lencart (CG Miramar) confirmou o favoritismo que lhe era atribuído vencendo a categoria Ouro (gross) na prova masculina do 4.º Torneio Circuito Cashback World, que decorreu este fim-de-semana no Montebelo Golfe, em Viseu. 

Tendo sido o melhor nas duas voltas e com alguma margem, o campeão nacional amador e novo detentor da Taça da FPG – BPI somou 139 (69-70), 5 abaixo do Par 72 do campo, naquele que foi o seu quarto triunfo em 6 torneios jogados no Circuito Cashback 2020. 

O seu companheiro de clube Pedro Clare Neves foi 2.º com 147 (72-75) e Pedro Mendes (Oporto) 3.º com 150 (74-76). Pedro Mendes arrecadou também o troféu de primeiro classificado Prata (Net). 

Miguel Cardoso (Paredes) terminou 4.º com 152 (73-79), seguido de Vasco Alves (73-82), do Oporto, e João Maria Pontes (80-75), de Miramar, que partilharam o 5.º lugar, com 155 (+11). 

“Joguei sólido durante os dois dias”, disse Lencart, n.º 1 do Circuito Cashback World e também do Ranking Nacional BPI, posições que reforça. “Tive ali alguns momentos em que falhei um ou outro ‘shot’ mas consegui recuperar sempre bem. Foi bom debaixo das condições que estavam e tendo em conta o campo que era.” 

Neste domingo choveu bastante e o início da segunda volta teve mesmo de ser adiado em 30 minutos. “Hoje estava mais difícil, um bocadinho mais de vento, choveu um bom bocado durante a volta e o campo estava bem mais molhado”, acrescentou. 

Na prova feminina, a vitória pertenceu a Isabel Lhaulé, do Lietchenstein, de 15 anos, uma das grandes sensações do golfe amador europeu em 2020, atualmente a residir no Algarve, membro da Dom Pedro Golf Academy e jogando naturalmente pelo Clube de Golfe de Vilamoura. 

Isabel Laulhé causou furor quando no início deste ano, entre janeiro e fevereiro, subiu mais de 1000 lugares no Ranking Mundial Amador feminino, entrando no top-500 (atualmente é a n.º 655). Então, foi 11.ª no Internacional Amador de Portugal e chegou aos quartos-de-final do Internacional de Espanha. 

No Montebelo, Isabel (detentora também de nacionalidade argentina) somou 149 (75-74), 5 acima do Par 72 do campo, e, tal como Pedro Lencart, venceu com 8 pancadas de vantagem sobre a mais direta concorrente, a campeã nacional amadora Sofia Sá, que perfez 157 (77-80). 

A jovem atleta do Liechtenstein também foi primeira na categoria Prata (net), mas o respetivo troféu ficou com a segunda, Inês Belchior (Quinta do Peru), visto que os prémios não são acumuláveis. 

Sofia Sá (775.º mundial), da Quinta do Lago, que vencera três dos quatro torneios que jogou no Circuito em 2020 (1.º e 2.º Torneios e Taça R.S. Yeatman), reforçou desta forma o primeiro lugar no Ranking Ouro do Circuito Cashback. A segunda classificada na tabela, Leonor Medeiros vice-campeão nacional e vencedora este mês da Taça da Federação – BPI, não competiu em Montebelo. 

“Não estive no meu melhor de todo, falhei muitos fairways, o que neste campo muito desafiante é super-importante”, disse Sofia. 

Matilde Fernandes (Miramar) foi 3.ª, com 161 (81-80) e Teresa Alves (Oporto) 4.ª com 162 (82-80). 

O 5.º e último Torneio do Circuito Cashback World joga-se nos dias de 14 e 15 de Novembro na Quinta do Peru Golf & Country Club, em Azeitão. 

Foto: Filipe Guera/GolfTattoo/FPG 

Gabinete de Imprensa da FPG